segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mandantes, gols de cabeça e gols de falta dominam a 21ª rodada

A 21ª rodada do Brasileiro-09 foi generosa para os mandantes. Com oito vitórias nas dez partidas disputadas, as equipes mandantes alcançaram seu maior predomínio numa mesma rodada. Além disso, como as duas outras partidas terminaram empatadas, os visitantes terminaram com seu pior desempenho.

As equipes que atuam em casa vêm se recuperando na competição, que já registrou o melhor desempenho de visitantes na era dos pontos corridos. Isso reflete na atual classificação, pois dentre os quatro líderes da competição apenas o São Paulo figura entre as quatro equipes com melhor retrospecto diante de sua torcida.

A segunda rodada do returno também se destacou por apresentar a maior proporção de gols de cabeça. Foram marcados nove gols de cabeça, que representaram 30% do total de gols deste fim de semana. Um deles, marcado por Paulo Baier do Atlético Paranaense, interrompeu a série de sete vitórias consecutivas do São Paulo.

O alto número de faltas cometidas (428) na rodada acarretou no maior percentual de gols marcados em cobranças de falta (13,3%) e em jogadas de bola parada (46,7%). Apenas dois jogos não tiveram pelo menos um gol ocorrido após uma bola parada: Goiás x Santos e Atlético-PR x São Paulo.

No empate entre Corinthians e Botafogo, cinco, dos seis gols, se originaram em jogadas de bola parada: dois gols de falta, um de pênalti, outro após rebote de pênalti e um após cobrança de escanteio. O Botafogo chegou ao seu décimo empate em 20 jogos e lidera a lista de gols após jogadas de bola parada, com 14 gols marcados. Curiosamente, a partida que registrou a maior quantidade de faltas na rodada (55), foi a única a terminar sem gols: Fluminense 0x0 Barueri.

A segunda maior marca de gols marcados de fora da área (6), foi atingida na 21ª rodada. O vice-líder Goiás com dois gols marcados desta forma e o Avaí com outros dois, capitalizaram os tentos nesta modalidade. O Avaí chegou assim a maior série invicta da competição com onze rodadas sem derrota. O Goiás, por sua vez, não sabe o que é empatar uma partida desde a sétima rodada, de lá pra cá foram 14 partidas, com dez vitórias e quatro derrotas.

O DUELO

Lucio Flavio

Botafogo

87,3%Passes certos80,7%

Paulo Baier

Atlético-PR

5,1Desarmes8,9
26,3%Finalizações certas42,9%
0,9Assistências0,6
27,1Bola recebidas20,1


Nenhum comentário:

Postar um comentário